terça-feira, 6 de junho de 2023

LUTO NA MÚSICA: MORRE ASTRUD GILBERTO QUE LANÇOU "GAROTA DE IPANEMA" EM INGLÊS

    




    A cantora estava com 83 anos e morreu nessa segunda-feira nos EUA onde vivia. É dela a voz para a primeira versão para "Garota de Ipanema" em inglês: "Girl From Ipanema". A música faz parte do disco Getz/Gilberto gravado pelo saxofonista americano Stan Getz junto com o então marido de Astrud, João Gilberto.
    Astrud conquistou uma carreira internacional e fez de "Girl From Ipanema" uma das músicas mais tocadas no mundo. A autoria é de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Curioso que a cantora recebeu apenas 120 dólares pela gravação. Esse era o valor mínimo exigido pelo sindicato dos músicos dos EUA.
    A cantora era baiana de Salvador, onde nasceu em 29 de março de 1940. Filha de mãe brasileira e pai alemão. Mudaram-se para o Rio de Janeiro quando ela estava com 7 anos. O pai era professor de literatura e de línguas. A mãe era cantora e tocava bandolim. Astrud foi apresentada a João Gilberto por uma amiga em comum: A também cantora Nara Leão. 
    De 1965 a 2002 gravou 18 álbuns solo em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. A especialidade dela era Bossa Nova, MPB e clássicos do Jazz. 
    Em 1965 foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Grammy por "Garota de Ipanema".
    Astrud continuou morando nos EUA depois da separação de João Gilberto em 1964. Ela vivia na Filadélfia próxima dos dois filhos. 
    Ela também foi artista plástica e ativista dos direitos dos animais.


Veja vídeo de Astrud Gilberto cantando "Girl From Ipanema" com Stan Getz no saxofone:

(fonte: YouTube)