terça-feira, 16 de maio de 2023

SE VOCÊ ACHA TUA VIDA "DIFÍCIL", DÁ UMA OLHADA NO TRABALHO DESSES CARAS!

    


    Eles são limpadores de janelas do Empire State Building, em Nova York. Isso na década de 1930. Além do risco natural do trabalho (e que risco!) lembre que eles usavam equipamentos de segurança de quase 100 anos atrás!
    Vamos pegar a deixa pra recordar: O ESB foi construído onde era uma fazenda (!). A obra foi tocada por 3.400 trabalhadores, a maioria peãozada que veio da Europa. Centenas de índios de uma tribo perto de Montreal, Canadá, também "meteram a mão na massa". Dados oficiais indicam que "só" 5 operários morreram na construção. E foi feita a toque de caixa: Começou em março de 1930 e terminou em abril de 1931. Em primeiro de maio daquele ano, o neto do governador Smith cortou a fita inaugural. O estilo é Art Déco.
    Nova York, o "estado império", tinha um símbolo à altura. E que altura! Foi o prédio mais alto da cidade até 1970 quando ficou pronta a torre norte do World Trade Center. Voltou a ser o maior com a tragédia do 11 de Setembro. Tornou a ficar em segundo com a inauguração do One Trade Center em abril de 2012.
    O ESB tem 102 andares com 381 metros de altura. Se levarmos em conta a antena que tem na cobertura, vai para 443 metros. Hoje é o quinto edifício mais alto dos EUA e o 31º do mundo.
    No país de Hollywood, o Empire States inspirou alguns filmes. Entre eles, "King Kong" (1933), "Superman II" (1980), "Independence Day" (1996), e uma das melhore comédias românticas, "Sintonia de Amor" (1993).




* A primeira foto deste texto é do portal "Fotos Históricas Top". A segunda é do "Portal do Arquiteto".