quinta-feira, 13 de abril de 2023

GOVERNO DO PARANÁ NÃO PAGA NEM O PISO PARA JORNALISTAS?

 
(foto: Albari Rosa/Secom)


    Seria como uma empresa privada não pagar nem o salário mínimo para os trabalhadores. E muitas categorias profissionais têm um piso (ou seja o mínimo que se deve pagar para o empregado). No Paraná, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais, o piso é de R$ 4.077,44. Ou seja, nenhum jornalista deveria receber menos do que esse valor.
    Mas de acordo com o Sindijor-PR não é isso o que acontece com o governo do estado chefiado por Ratinho Junior (PSD). Tanto é que o sindicato se reuniu ontem com a Secretaria de Comunicação do Palácio Iguaçu pra tentar resolver o problema.
    O mais dramático dessa história que é o governo "promete" estudar "possibilidades" para pagar o piso. Como se fosse um favor... Veja o texto do Sindijor:

    Em reunião com representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e dos jornalistas empregados da E-Paraná Comunicação (EPR), nesta quarta-feira (12/04), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o diretor-geral da Secretaria de Comunicação Social do Estado do Paraná (Secom), Eduardo Pugnali, se dispôs a estudar possibilidades de concessão do piso salarial aos jornalistas que prestam serviços a EPR-Comunicação e demais ações para resolver problemas enfrentados pelos profissionais de jornalismo contratados pela entidade, além de medidas para melhorar a comunicação pública do governo do Estado.


Os jornalistas da EPR entregaram ao diretor geral da Secom um documento com reivindicações apontando os principais problemas enfrentados pela categoria, principalmente por aqueles que atuam nas emissoras de rádio e televisão estatais.