segunda-feira, 6 de março de 2023

"TERRA FIRME": ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO... É A MENSAGEM DESSE FILME ITALIANO PREMIADO

    


Itália, dias atuais: Nessa segunda-feira, 6 de março, o Papa Francisco cobrou a renovação de compromissos para o acolhimento de imigrantes. Também afirmou que é preciso um "espírito maior de solidariedade entre os povos". Disse isso lembrando da última tragédia que aconteceu na Itália: Dia 26 de fevereiro passado, pelo menos 70 pessoas - imigrantes ilegais - morreram em um naufrágio na costa de Cutro. Calcula-se que cerca de 45 pessoas ainda podem estar desaparecidas. É o maior incidente desde tipo desde 2013 no país.
    Itália, 2011: Emanuele Crialese dirigiu "Terra Firme" com aquele sabor de cinema de crítica social italiano. Coisa bem típica dos anos 70. A produção ganhou o prêmio de Melhor Filme do Festival de Veneza e foi o representante da Itália como Melhor Filme Internacional no Oscar 2012. 
    A história se passa na pequenina e encantadora ilha de Linosa, sul da região da Sicília. Os costumes no local estão mudando. Antes, eram muitas gerações de pescadores porque peixe era o que mais tinha no oceano. Mas a quantidade de pescados diminuiu. Agora, o número de pescadores consequentemente ficou menor e o que eles esperam que saia do mar são enormes "cardumes" de turistas porque o perfil da economia do lugar mudou para o turismo. Mas... na família Pucillo, o velho marujo Ernesto insiste em jogar redes ao mar. Ele é ajudado pelo neto Filipo, filho de Donatella e sobrinho de Nino. O tio largou os peixes pra mergulhar  no turismo e quer "fisgar" o sobrinho para a nova atividade.
    Ilha paradisíaca, povo receptivo, muita "balada" para os visitantes que desembarcam de navios de Cruzeiro e eis que um problema emerge no oceano. Um barco improvisado com vários imigrantes ilegais africanos está à deriva e o Nonno Ernesto e Filipo, numa pescaria, resgatam algumas pessoas antes da chegada da Guarda Costeira que leva o restante.
    O problema é que resgatar imigrantes ilegais é contra a lei. Mas isso não impediu o espírito solidário do Nonno que disse para um policial: "A regra no mar é não deixar ninguém morrer. Eu não poderia abandoná-los!"
    "Terra Firme" trata do conflito de gerações na família Pucillo e também na comunidade. E ainda: Em qualquer sociedade, o capitalismo pode ser muito bom... até que por um problema social ameaça "atrapalhar" tudo. Que problemas o desembarque de imigrantes poderia trazer para o turismo na pequena ilha? Visitantes evitariam o local?
    Seria "melhor" deixá-los morrer no oceano? Ou "escondê-los" o máximo possível?
    É um drama histórico que até o Papa (com toda a autoridade que tem) enfrenta dificuldades para espalhar a ideia da solidariedade entre os povos.
    Estamos todos no mesmo barco. Mas quem pode, empurra alguém na água pra sobrar mais espaço...

* O filme está disponível no streaming Amazon Prime Video