quarta-feira, 8 de março de 2023

PÁSCOA CHEGANDO: PREPARE-SE PRA COMER UM BACALHAU DA... CHINA!

    
(Foto: Mar Sem Fim)

Amiga/amigo navegante das ondas da internet... você já procura bacalhau para a Páscoa "que se avizinha" e pretende "pescá-lo" num supermercado? Então, muita atenção ao produto! Em primeiro lugar, atenção ao rótulo do produto!
    Numa ida a uma das maiores redes de supermercado do país, vi que o bacalhau que eles vendem é produzido na... China! Isso! Li umas 3 vezes para ter certeza! Poisintão.... praticando o bom e velho jornalismo investigativo, descobri que o nome científico do peixe é Gadus Morhua (sim! Gadus...) e é conhecido internacionalmente como Cod. Nos países de língua portuguesa é chamado de Bacalhau. 
    Pertence à família dos gadídeos e é o mais conhecido peixe das águas frias do mar Atlântico Norte. Se você pensava que bacalhau "dava" em Portugal, se enganou! Como dito acima, o negócio do nosso amigo Cod são as  águas profundas e geladas mais próximas do Polo Norte. Os portugueses são, em verdade, grandes apreciadores do peixe. E há, até, um ditado na terra de Fernando Pessoa:
    "Existem 365 formas de preparar o bacalhau. Uma para cada dia do ano".
    Portugal consome 20% de todo o bacalhau do planeta e 70% são comprados da Noruega. E são tantos negócios que até já existe um nome próprio dado pelos noruegueses: "Bacalhau português". A executiva-chefe de uma empresa que vende o peixe já seco e salgado, Rita Karlsen, afirma sem dúvida alguma:
    "Portugal é o nosso cliente mais importante. Nossa empresa existe desde 1932. Não teríamos conseguido sobreviver sem Portugal".
    Agora, Bora Pensar! Em supermercado que fala francês já vendem bacalhau de origem chinesa. Pela credibilidade do mercado, não duvido que seja realmente bacalhau. E mesmo por que, de acordo com as minhas pesquisas, esse peixe viaja constantemente para permanecer em águas geladas. Por isso é encontrado nos mares do Canadá, Alaska, Islândia, Rússia e, claro, além da Noruega.
    Um estudo mostra que 87% do bacalhau consumido no Brasil vem justamente da Noruega. Mas, pelo jeito, esse mapa começa a mudar...
    Prepare-se pra comer bacalhau com palitinhos!