terça-feira, 14 de março de 2023

OSCAR: A AGENTINA TEM 2 PRÊMIOS DE MELHOR FILME INTERNACIONAL

    


    E poderia ter 3 se "Argentina 1985" tivesse vencido em 2023. Curioso que em dois dos  três filmes indicados dos "hermanos" tinham  histórias que tratam  do período da ditadura no país (1976 a 1983). O primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional  veio com "A História Oficial" (1985). Outro Oscar argentino dessa categoria foi para "O Segredo dos Seus Olhos" (2010).
    Em 2023 completam-se 40 anos do fim da ditadura militar no país vizinho. Em 1983, já no fim da ditadura, começaram as filmagens de "A História Oficial". Mas por questão de segurança, a produção foi mantida em sigilo até 1985. E olha só: o filme foi lançado na Argentina dia 3 de abril de 1985, mesmo dia em que começou o julgamento dos militares golpistas. E aí a coincidência com o outro filme "Argentina 1985" que trata desse julgamento...
    Agora fique arrepiado(a) ao saber disso: "A História Oficial" recebeu o Oscar dia 24 de março de 1986. Nesse mesmo dia, mas exatos 10 anos antes (24 de março de 1976), a presidente Isabel Perón era deposta pelas Forças Armadas argentinas dando início à ditadura que foi até 1983.
    "A História Oficial" é um filmaço com ótimas interpretações do casal principal (os atores Héctor Alterio e Norma Aleandro). Alicia ( Norma) é uma conservadora professora de classe média que dá aulas de história no ensino médio. Casada com um executivo, Roberto (Héctor) que vive cercado de americanos e de um general..., ela é alienada da realidade do país. Só leciona baseada em livros oficiais. Que professora de História, hein... Mas... uma amiga dela volta do exílio (!) e começa a abrir os olhos de Alicia para a vida, para os acontecimentos recentes. A partir daí, Alicia buscas respostas para a origem da filha dela adotada, Gaby, uma criança que o marido levou para casa quando ainda era bebê.
    Além do Oscar, o "A História Oficial" também ganhou: Globo de Ouro de Melhor Filme Internacional; Prêmio Davi di Donatello ( considerado o Oscar italiano) de Melhor Atriz Estrangeira para Norma Aleandro.
    Héctor Alterio e Norma Aleandro voltaram a trabalhar como marido e mulher em outro filme muito bom : "O Filho da Noiva" (2001). Nesse eles interpretam os pais de Ricardo Darin.

* "A História Oficial" está disponível no Amazon Prime Vídeo

** A denominação "Filme Estrangeiro" mudou para "Filme Internacional" no Oscar.