Uma história real que aconteceu em janeiro de 1962: Um grupo de 29 alemães de Berlim Oriental fugiu para o lado ocidental através de um túnel que escavaram sob o Muro de Berlim. O muro foi construído em agosto de 1961.
O líder dos fugitivos, Erwin Becker, foi consultor técnico do filme. Quem dirigiu o longa foi Robert Siodmak, um norte-americano nascido na Alemanha. Ele ganhou fama nos anos 40 ao trabalhar em produções do cinema noir, aqueles filmes policiais sempre feitos à meia-luz ou à noite...
"Fuga" começa quando Kurt Schroder (Don Murray), motorista de um major da Alemanha Oriental, vê um amigo ser morte enquanto tentava fugir derrubando um pedaço do muro com um caminhão. A irmã do amigo morto, Erika Jurgens (Christine Kaufmann) e a família dele o convencem a projetar um túnel saindo da casa onde moravam e passando por baixo do muro que era próximo.
Claro que ação e suspense não poderiam faltar. Kurt tem medo de ser "entregue" por vizinhos bisbilhoteiros que por acaso vissem a "obra"... tem medo de receber a "visita" de policiais orientais que sempre faziam a vigilância das ruas. Some-se a isso, o esgotamento pela escavação feita por pessoas despreparadas para a "empreitada".
O filme foi realizado em 1962. Bora lembar que um ano antes teve o "quase confronto" entre americanos e russos no episódio conhecido como a "Baía dos Porcos", tentativa frustrada dos EUA de invadirem Cuba. Os lados capitalista e comunista ficaram ali, ó, com o dedo coçando pra apertar o botão de bombas atômicas.
Nesse climão de Guerra Fria, Siodmak dá o recado ocidental: Afirma no começo e no fim do filme que as pessoas perdem a liberdade, o direito de ir e vir, os direitos de cidadania nos países comunistas...E que só o lado capitalista da história é a salvação.
Tirando essa "ocidentalizada" do diretor, é um relato histórico muito bom.
E tem curiosidades no elenco: O ator principal, Don Murray, ainda está vivo com 93 anos. Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por outro filme que havia feito antes: "Nunca Fui Santa" no qual contracenou com Marilyn Monroe... Por falar nisso, a atriz Christiane Maybach ficou conhecida como a "Marilyn Monroe de Berlim" por causa da semelhança com a original americana...Christine Kaufman, que faz o papel principal feminino foi casada com Tony Curtis... e o ator Werner Klemperer ficou mundialmente conhecido com o papel que fez no seriado "Guerra Sombra e Água Fresca" realizado entre 1965 e 1971
Don Murray e Christine Kaufman
Christiane Maybach, a "Marilyn Monroe de Berlim"
Werner Klemperer em "Guerra, Sombra e Água Fresca"
* "Fuga de Berlim Oriental" está disponível no Canal Looke do Now.