terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

DIÁRIO DA AMÉRICA BRONZEADA: NÃO HÁ PAX ENTRE BANCO CENTRAL E O GOVERNO. MAS HÁ PIX

    


    O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto ( que teve o avô como ministro do Planejamento no primeiro governo do regime militar), participou do "Roda Viva" dessa segunda-feira e afirmou: "Farei tudo para aproximar o BC do governo". Mas...sinaliza que vai manter a taxa de juros como está. E do jeito que está (em 13,75%) Lula não quer.
    Uma justificativa do BC para juros altos é pra conter a inflação com um "freio" no consumo. Mas a causa da inflação no Brasil agora é outra: Alimentos estão mais caros, por exemplo, não por causa da procura, mas por causa de insumos como agrotóxicos que são importados e pagos em dólar. Outro motivo: Combustível mais caro por causa da paridade em dólar com o mercado internacional de petróleo. Lembra no governo Bozo? Os preços subiam quase toda a semana... Isso começou com Temer... A ideia era aumentar os lucros da estatal para remunerar melhor os acionistas particulares da Petrobras. Mais: Criar condições para um mercado privado de importação, refino e distribuição de diesel, gasolina e álcool.
    Curioso é Campos Neto afirmar que defende a independência do BC, mas quer aproximar o banco do governo federal... Na administração passada, ele disse que até participava de grupos de zap com ministros pra sugerir políticas. Como, por exemplo, o cuidado com a preservação do meio ambiente. 
    Há um "convite" para que o presidente do Banco Central compareça ao Congresso para explicar o motivo de insistir em manter os juros em 13,75%. "Convite" apoiado, inclusive pelo PT, partido do presidente Lula. 
    Michel Temer foi lembrado aqui sobre a política de preços da Petrobras, mas cabe outra recordação: Foi durante o governo dele que o Banco Central começou os estudos para criar o PIX no Brasil. E o próprio Campos Neto afirma que é um trabalho de técnicos do BC e não uma política de governo. Esse meio de transferência bancária começou a funcionar no país em novembro de 2020. Aí o Bozo quis "faturar" (eita!) em cima da novidade dizendo que era "invenção" dele. Era, na verdade, mais uma fake news...
    Portanto, com a modernização nas transações bancárias, ainda pode não haver PAX entre o Banco  Central e o Brasil. Mas há PIX.