Foxx e Gyllenhaal em ação: Papai Noel existe até no deserto
São referências e homenagens. Quem gosta de filme de guerra vai encontrá-las aqui. E logo no começo: O início de "Soldado Anônimo" (2005) lembra bastante o de "Nascido para Matar" (1987) de Stanley Kubrick (1928-1999). A cenas são quase idênticas.
Também há uma lembrança de "Apocalypse Now" (1979) dirigido por Francis Ford Coppola. Nesse caso, os fuzileiros navais estão no cinema assistindo um trecho de "Apocalypse" e fazem "coro" acompanhando a "Cavalgada da Valquírias" de Richard Wagner, cantarolando "Taratatata - Taratatata.."
"Soldado" é dirigido pelo inglês Sam Mendes ( que já dirigiu, entre outros, "Beleza Americana"; "Estrada da Perdição"; "1917"; e dois 007 : Skyfall e Spectre). O filme é baseado em um livro escrito pelo veterano de guerra Anthony Swolford. O "palco" da história é o conflito no Iraque no começo da década de 1990.
Na produção do cinema, quem faz Swolford é Jake Gyllenhaal (ótimo no papel) ao lado do "parça" dele na história, Troy (feito pelo correto Peter Sarsgaard) . Destaque, ainda, para Jamie Foxx (muito bom como o sargento Siek).
O filme de Sam Mendes conta a história da formação dos fuzileiros (profissão que é "coisa de macho", segundo os comandantes dos mariners). E pra mostrarem que são "machos" precisam passar por uma série de provas...
Uma vez no Iraque, ficam à espera da guerra que parece nunca chegar... e a guerra de Mendes não é com um confronto sangrento (tiros, bombas, granadas...). Aqui os americanos encontram quase sempre o "depois do conflito". Situação mais "pesada" é encontrar corpos carbonizados e sentar ao lado deles...
O bacana do filme é mostrar esse "bastidor" da vida desses guerreiros que não são imortais e sim cheios de medos, conflitos pessoais e inseguranças sobre o futuro. Ou seja, o contrário do cinemão americano que pinta os fuzileiros como seres indestrutíveis.
E há espaço, também, para filosofia, reflexão: "Guerras são todas iguais, guerras são todas diferentes", conclui o personagem de Jake Gyllenhaal.
* O filme está disponível na plataforma de streaming Prime Vídeo.
,
,