terça-feira, 29 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO: QUANDO A REDE MANCHETE BATEU A GLOBO

    




    Quando se fala em Copa do Mundo na televisão brasileira, parece que a Globo sempre foi a única a transmitir o evento para o país. Mas nem sempre foi assim. Há não muito tempo, outras emissoras também transmitiram a Copa. Em 1998, por exemplo, Além da Globo, teve: BAND, SBT, Record e Manchete.
    A Manchete, emissora de Adolpho Bloch (1908-1995),  fundada em 1983 e extinta em 1999, fez história. Principalmente nas Copas de 1986 e 1990, quando priorizou o Mundial na programação com até 17 horas no ar falando de futebol. Foi a maior cobertura e incomodou muito a Globo na audiência.
    Já com problemas financeiros graves, não teve recursos para transmitir o Mundial de 1994 (justamente o do tetra do Brasil). Voltou em 1998 mas já com muitas dificuldades.
    Fato é que quando havia dinheiro, a Manchete fez o que ela chamava de "televisão de primeira". Para a Copa da Itália, em 1990, montou um belo time com alguns craques, como mostra a foto acima, da esquerda para a direita:
    Oscar Ulisses, Armando Marques, Halmalo Silva, Isabel Tanese, Osmar de Oliveira, Alberto Léo, João Saldanha, Adolpho Bloch (dono da emissora), Paulo Stein, Osmar Santos, Falcão, Milene Ceribelli e Márcio Guedes.
    E não é só. A Manchete fez, em 1990, uma mesa redonda só de mulheres: Mylena Ciribelli, Leda Nagle (que apresentava o Jornal da Manchete), Cristiana Oliveira (a Juma, de Pantanal), Ângela Leal ( a Maria Bruaca, da mesma novela), Dercy Gonçalves (olha só!), Luiza Brunet, Monique Evans e Alcione.