segunda-feira, 28 de novembro de 2022

COPA DO CATAR: SOMMELIERS DE TORCIDA

    


    "Brasil-sil-sil !!!" Depois dos "sommeliers de vacina", eis que surgem os ... "sommeliers de torcida"! Sim, torcedora/torcedor amiga/amigo. Aqueles que querem dizer como você deve "se comportar":  quem você pode "elogiar" ou "criticar". E quando.
    Primeiro foram aqueles que disseram: "Quem só vê futebol de 4 em 4 anos na Copa, não pode dar opinião sobre futebol!" São os que se consideram "entendidos", "pais da matéria" (como diria Osmar Santos). Entendem tanto quanto aquele comentarista (que lá do Catar) mandou essa: "Técnico da Espanha substituiu errado. Não deveria ter colocado o Morata..." Um minuto depois, gol do Morata!
    Olha, eu assisto de tudo, até jogo de futebol de botão. E não sou eu que vou ficar dizendo se as pessoas devem ou não devem falar sobre isso ou aquilo. Desde que não ofenda/agrida outra pessoa, cada um fala o que quiser. Por maior que seja a basteira que "emana" da boca do ser...
    Depois... ai, depois! Veio a "turma Neymarzete":  Torcedores, jogadores, comentaristas (alguns isentões em cima do muro...), puxa-sacos que querem "blindar" o Menino Ney: É "proibido"  criticar o garoto de 30 anos. 
    Se você diz que ele está jogando mal, é porque você é "invejoso"; que queria outro jogador no lugar dele. Se você cobra atos de cidadania do moço, você "está misturando as coisas, porque a vida fora das 4 linhas não interessa..." 
    Você diz que a contusão que ele sofreu contra a Sérvia pode ser resultado do comportamento dele dentro de campo (arrogante, vaidoso, provocativo) que irrita os adversários. Aí os jogadores de outras seleções "descem a bordoada" sem dó nem piedade... Mas o "time Neymarzete" já grita: "Você está comemorando a contusão dele!" 
    Ninguém tá comemorando nada! Nem gol dele, nem boa atuação dá pra comemorar. Ele tá "devendo" faz tempo.
    Bora lembrar que quem quer ser pessoa pública, tem que "comprar esse pacote": É o comportamento na vida profissional e pessoal que o povo vai avaliar.
    E os "sommeliers" chatos de galocha ainda querem "ensinar": Quando é o momento, no estádio, que a torcida deve vaiar ou aplaudir a seleção...