domingo, 6 de novembro de 2022

BR 22: CORITIBA CARIMBA FRENTE E VERSO DA FAIXA DA "LIBERTA" DO FLA E FICA NA SÉRIE A EM 2023


    

    Vamos ser justos: O Coritiba é o campeão paranaense de 2022. Mas... fez uma Copa do Brasil complicada e não chegou nem às oitavas de final da competição.  O Campeonato Brasileiro foi um "teste cardíaco" para os torcedores.
    O Verdão conseguiu permanecer na Série A faltando ainda 2 rodadas. Derrotou o Flamengo por 1 a 0 no Couto Pereira para quase 35 mil pessoas no estádio. 
    Ou seja, o campeão do Paraná venceu o campeão da Libertadores!
    E não me venham com aquele chororô: "Ah, mas derrotou os reservas do Mengão!" Meu amigo/minha amiga o Fla não tem time reserva. É um grupo forte de jogadores. Se jogasse só esse time que entrou em campo nesse domingo, o rubro-negro ficaria, pelo menos, entre os 6 primeiros.
    Mas nosso assunto é o Coxa. É terminar o ano  e pensar em reforços para 2023. Dá pra fazer uma boa limpa no atual "elenco" e reforçar a equipe. De goleiro, tá bem. Precisa de um zagueiro xerifão; um meio-campo que crie jogadas (aquele clássico camisa 10); e mais um atacante que seja, realmente, matador. Que não fique andando em campo "esperando a bola chegar". Tem que ser um cara rápido.
    O técnico Guto Ferreira falou sobre o jogo:
    "Gerir um grupo de 40 não é fácil. Foi possível pelo profissionalismo deles....eu acho que o que transformou o Coxa foi o ambiente que os jogadores construíram... A torcida foi parte responsável . Essa torcida é muito forte. O que venceu foi o conjunto das coisas... se a gente pode brigar, vamos tentar vencer essas 2 últimas rodadas.... A fé que tivemos principalmente contra o Juventude é a fé que temos nas 2 últimas rodadas.. É o dia a dia que manda. Se botasse o Boschilia seria injusto com o Régis. E foi um lance dele que decidiu o jogo. O pênalti que ele sofreu...Defesa não deu espaço para o Fla jogar. Nosso time tem mais rotina de jogos que o time deles... Mesmo com as mudanças, o adversário caiu fisicamente. Fla e Corinthians na reta final e decidir fora de casa com o Cuiabá. E nós conseguimos já no primeiro jogo dessa reta final.  O Coritiba tem que estar acima de tudo. Léo Gamalho entrou bem .Não foi vaidoso.  Ajudou o time a garantir o resultado. Parabéns também aos 2 laterais  que anularam os atacantes da equipe carioca. Nosso time foi guerreiro. Se acalmou ao longo do primeiro tempo e jogamos melhor na segunda etapa. Muitos dos resultados dos adversários também nos ajudaram. Em hipótese alguma esses resultados tiram o mérito do que fizemos. Alef Manga é um jogador de biotipía fantástica que faz a diferença. Pela velocidade e potência é o homem para ser o jogador da transição, de puxar o ataque, mas dando oportunidade para ele descansar um pouco. Todo jogador tem que ser adaptado a marcar um lateral. O Régis também melhorou na marcação. É a consciência do espírito coletivo. Alef Manga sabe do que ele pode...antes não gostava de cabecear. Isso mudou. Outra cousa: Nossa zaga não é veloz. Temos que ter alguém que dê o primeiro combate".
    O técnico também elogiou a liderança da diretoria e os jogadores líderes dentro do campo, os mais experientes.