quarta-feira, 19 de outubro de 2022

VOCÊ SABIA? FLOW, O PODCAST ONDE LULA TEVE 1 MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES, NASCEU EM... CURITIBA

  


      Lula foi nessa terça-feira ao "Flow". A participação do candidato à Presidência pelo PT chegou a 1 milhão de visualizações simultâneas ao vivo em um pouco mais de uma hora e meia de entrevista. Em agosto, Messias (PL) foi lá e conseguiu só 573 mil.
    E não é só: As visualizações do programa gravado no YouTube já passam de 7 milhões... Na manhã dessa quarta-feira, 7 milhões, 124 mil, oitocentos e quarenta e cinco acessos.
    Esse podcast é considerado um fenômeno de comunicação. É o terceiro mais visualizado do Brasil. O primeiro é o "Horóscopo Hoje". Em segundo, o "Mano a Mano" do Mano Brown. A fonte é a revista Exame.
    Uma curiosidade: o Flow nasceu em Curitiba. E não faz muito tempo. O estilo "entrevista de mesa de bar" surgiu em 2018, de acordo com o apresentador Igor 3K. Mas um ano depois mudou para São Paulo pra facilitar a participação de mais convidados.
    Entre as polêmicas do programa, a maior envolveu um apresentador que acabou demitido: Bruno Aiub, o Monark, fez um comentário antissemita. Isso custou o emprego dele.
    Antes de deixar o podcast, Monark havia definido o perfil do "Flow": "É entretenimento, não é jornalismo. Se tem um valor jornalístico, é um sintoma e não o propósito".
    O "Flow" não "inventou a roda". É uma ideia, digamos, inspirada no "The Joe Rogan Experience" dos Estados Unidos. Por lá, presenciaram o bilionário Elon Musk fumando maconha em 2018.
    Pra embarcar nessa "vibe", Igor perguntou quando Lula iria "liberar a Diamba" (maconha). O petista foi rápido e disse que isso compete ao congresso, ao judiciário, decidir e não ao presidente da República.
    Não sendo jornalismo, esse tipo de mídia não tem muitos filtros. O caso do comentário antissemita é um exemplo.
    Cumprir a "missão" para os podcasts é fazer o que a grande maioria da audiência quer hoje: Leveza, papo de bar, generalidades. O que muitas vezes "salva" é o conteúdo dos convidados. 
    Usar paletó - ou paletó e gravata - não é preciso. Formalidade está fora de moda. Só tem que cuidar pra que a roupa (a entrevista) sirva e fique bem. 
    Em todas as situações, o conteúdo sempre vai ter o melhor caimento.