terça-feira, 11 de outubro de 2022

2º TURNO: "COM QUE ROUPA" LULA VAI? CLASSE MÉDIA E BURGUESES QUEREM TUTELAR O PETISTA

    


    A senadora, ex-candidata à Presidência e agropecuarista Simone Tebet (MDB) trouxe ideias muito importantes para a campanha de Lula (PT). Projetos que podem deixar o programa do candidato do Partido dos Trabalhadores ainda melhor.
    Tebet declarou que estaria apoiando o petista com projetos, mas não politicamente, por diferenças ideológicas. Mas como político algum resiste à uma campanha, a senadora resolveu ir além: Dar "pitaco" sobre o uso da cor vermelha. Para ela, Lula deveria deixar a cor símbolo do partido de lado. A ex-presidenciável acha que o vermelho "afasta" os eleitores.
    Claro que seria uma "associação" ao tão "temido" comunismo. Para os burgueses - e a classe média desinformada e burra - vermelho e comunismo são a mesma coisa. São pessoas que, apesar de criticar o capitão cloroquina, embarcam no discurso fascista dele de "minha bandeira jamais será vermelha." Discurso mais vazio do que barriga de pobre. Ele vem com esse lero, mas presta continência para a bandeira americana que é VERMELHA, azul e branca.
    Um pouco de história: Nos EUA, país considerado "a maior democracia do mundo", o partido mais à direita, mais conservador, o "mais" capitalista, o Republicano, usa a cor VERMELHA. Ou seja, o partido do ultraliberal Donald Trump usa o vermelho.
    Usar bandeira vermelha é uma manifestação política que vem desde a idade média. Quer dizer: Muito, muito antes, do surgimento do comunismo ( criado "oficialmente" com a revolução de  outubro de 1917 na Rússia). Ao longo do tempo, essa bandeira sempre foi associada aos conceitos de justiça social, igualdade de direitos, ou seja, à esquerda política. Foi usada, por exemplo, na Revolução Francesa  (década de 1789 a 1799) e quando marinheiros da Marinha Real Britânica se amotinaram, em 1797 no rio Tâmisa.
    Voltando ao Brasil... políticos de direita, empresários, burgueses e a mídia hereditária "socaram" muito na cabeça do zé povão: Cor vermelha está associada ao comunismo. Vermelho não presta. É coisa ruim do Coisa Ruim. É banditismo.
    Por essas e outras é que a Tebet (apesar de ter muito boas intenções) quer "afastar" Lula da cor rubra. 
    Então... com que cor Lula vai para os comícios, debates e à eleição? Verde, amarelo, vermelho ou preto? 
    A classe média e os burgueses aceitam Lula mas querem tutelá-lo. Só é convidado pra festa se dançar conforme a música deles.