segunda-feira, 26 de setembro de 2022

ROCK É ROCK MESMO! E PRINCE DESCOBRIU AS MENINAS DA "THE BANGLES"

    O universo do rock'n'nroll também é bem habitado por bandas formadas só por mulheres. Garotas que marcaram a história desse gênero musical. Exemplos: "The Runaways" (da qual Joan Jett saiu em viagem solo); "L7" ( que coincidentemente gravou 7 álbuns...); "The Donnas" (uma espécie de "Ramones de saias" era inspirada inclusive nesse grupo formado por rapazes. "Donnas" é considerado um dos maiores sucessos comerciais dos anos 90); e "4 Non Blondes" (formado só por morenas, resolveram fazer graça ao criar o nome da banda...o maior sucesso das meninas que lançaram só um disco foi "What's Up" que tocou nas rádios até "furar" o disco...).
    Entre outras também tem "The Bangles", formada originalmente por Susanna Hoffs, as irmãs Vicki e Debbie Peterson e Annette Zilinska. Fundada em 1981, lançou o primeiro EP em 1982. Em 1984, veio o primeiro LP pela Columbia. Uma curiosidade: O ator Leonard Nimoy  (o "senhor Spock") participou do clipe da música "Liverpool", ajudando a dar mais visibilidade para as artistas. É que as famílias Hoffs e Nimoy eram amigas...
    E tem mais: o compositor, cantor e multiinstrumentista Prince (1958-2016) deu para a banda um dos seus maiores sucessos: a música "Maniac Monday". Essa só fez menos sucesso nas paradas, naquela época, que outra canção do próprio Prince: "Kiss".
    "Walk Like A Egyptian" - que teve uma coreografia que virou uma febre nos EUA - lançou de vez as meninas aos primeiros lugares, "Eternal Flame" também ajudou na escalada das paradas.
    Entre indas e vindas, "The Bangles" ainda faz apresentações. Susanna também vai se dedicar à literatura. Em 2023 ela vai lançar um livro.
    Em 2008, a banda se apresentou num festival nos EUA. Veja as garotas tocando "Maniac Monday", de Prince.

(fonte: YouTube)