segunda-feira, 26 de setembro de 2022

PERGUNTE PRO JOÃO SALDANHA: SUL-AMERICANA É... SEGUNDA DIVISÃO?

   


JOÃO, PODE???


      Sábado que vem tem a final da Copa Sul-Americana (agora oficialmente conhecida como "Conmebol Sudamericana").  A decisão vai ser em Córdoba, na Argentina (jogo único) contra o Independente del Valle, do Equador. O campeão já conquista vaga direta na Libertadores 2023.
    Poisintão! Ao contrário de anos anteriores, os cronistas do Eixo do Mal estão vendo, agora, a competição como a "oitava maravilha do mundo". Um torneio "muito bom" para uma equipe conquistar um título internacional.
    Mas... não era o que diziam até o ano passado. Quem acompanha de perto o esporte bretão sabe que esses mesmos cronistas "soltavam pérolas" do tipo:
    "Sul-Americana é menor! O bom mesmo é a Libertadores!"... "Sul-Americana é 'prêmio de consolação' pra equipe mediana. É o que resta pra quem não conseguiu a Libertadores"...
    O que mudou? A Sul-Americana ou... eles? Eles, é claro! É que agora tem um grande do Eixo do Mal na decisão...
    Bora lembrar que: O atual campeão é o Athletico. Que por sinal, com todos os méritos, está na decisão da Libertadores desse ano. O Furacão também conquistou o título em 2018. É o único clube brasileiro bicampeão da "Sula".
    O Independiente - que disputa esse ano com o São Paulo - venceu em 2019. Chegou ao título eliminando o poderoso Corinthians na semifinal.
     Aqui todos os brasileiros campeões :
    Internacional (2008); São Paulo (2012); Chapecoense (2016 * declarada  campeã): Athletico (2018 e 2021)
    Obvio que a "Liberta" é mais importante. Mas nem por isso precisa desfazer da "Sula". É como na Europa: Tem a Liga dos Campeões e a Liga Europa.
    E o São Paulo tem mais é que lutar pra "levantar o caneco". Comandado pelo paranaense Rogerio Ceni, natural de Pato Branco, com muito orgulho! Avante, Ceni!
    E deixar pra lá esse papo de "segunda divisão" que tanto os cronistas do Eixo bateram e que agora procuram "apagar".
    Título (qualquer título) só é "menor" pra quem perde...

                    PODE, JOÃO???