segunda-feira, 19 de setembro de 2022

PAULO FREIRE, 101 ANOS

  


      Paulo Regius Neves Freire, o Paulo Freire, se vivo fosse estaria completando 101 anos nesse 19 de setembro. Educador e filósofo nascido no Recife em 1921. Morreu em 2 de maio de 1997, aos 75 anos em São Paulo.
    É o brasileiro mais homenageado da história. Recebeu 35 títulos de doutor honoris causa de universidades da Europa e das Américas. Entre os vários prêmios que recebeu, está o da UNESCO de Educação Para a Paz, em 1986. Em 2012 foi declarado Patrono da Educação Brasileira. 
    Em três estados, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, Paulo Freire é o nome de escola mais comum.
    Freire é autor do livro "Pedagogia do Oprimido", que defende um método de alfabetização com o diálogo com as pessoas mais simples. Um método realmente democrático. É o terceiro livro mais citado em trabalhos acadêmicos de ciências sociais no mundo.
    Abaixo, 10 frases de Paulo Freire:

    "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor."

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

"O educador se eterniza em cada ser que educa."

"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa."

"Na verdade, só os oprimidos podem conceber um futuro completamente diferente de seu presente, na medida em que alcançam a consciência da classe dominada."

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele."

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."

"Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho."