Marilyn Monroe nunca veio ao Brasil. Mas o Brasil foi até Marilyn Monroe. Na autobiografia "Um século de Boa Vida", o playboy, empresário (herdeiro do Copacabana Palace Hotel ) e "bon-vivant", Jorginho Guinle (1916-2004) conta que, entre as estrelas de Hollywood que ele namorou, está a maior: Marilyn Monroe.
De acordo com relato do "Don Juan da Terra Brasilis", ele a conheceu em 1947 quando a atriz ainda não era famosa. "Foi na casa de amigos", segundo Guinle. Foi esse e "mais alguns encontros"...
Sim, companheiros e companheiras! Isso foi o mais próximo que a estrela ficou do Brasil.
Poisintão! Nesse 1º de junho, ela estaria completando 96 anos. Morreu em 5 de agosto de 1962 aos 36 anos. Para o jornalista investigativo Anthony Summers, que entrevistou quase mil pessoas sobre a morte da estrela, ele não tem dúvida: A morte foi "acidental" por ingestão errada de calmantes ou mesmo uma overdose proposital de remédios para dormir. Ou seja, suicídio. A história está em um documentário da Netflix: "O Mistério de Marilyn Monroe".
A foto acima é o último evento público em que Monroe apareceu. Foi justamente no dia do aniversário dela, em primeiro de junho de 1962. Como lembramos, ela morreu logo depois, em 5 de agosto daquele ano. A foto registra a participação da atriz em uma campanha de caridade em favor de vítimas da distrofia muscular em Los Angeles. Estava acompanhada do ex-jogador de beisebol, Albie Pearson, que afirmou depois da cerimônia:
"Eu olhei para a pessoa mais famosa e, ao mesmo tempo, a mais solitária que eu já vi na minha vida. Ela posou para fotos, cumprimentou as pessoas e saiu do local. Seu sorriso, quando não era mais necessário, imediatamente desapareceu".
A imagem de Marilyn Monroe, provavelmente, é a mais icônica da cultura pop, ao lado da imagem de Elvis Presley. Las Vegas que o diga...
Entre as mulheres que já "tentaram ser" Marilyn, está a cantora Madonna, a "rainha do pop". Já foi dito, até, que ela teve (ainda tem?) obsessão em "ser" a atriz. É público e notório, por exemplo, que ela "tentou namorar" John John, filho do ex-presidente Kennedy, pra "recriar" o clima de romance de MM com JK. Mas, a mãe de John John, Jaqueline, teria "impedido" o namoro... John Kennedy Junior morreu aos 38 anos, em 1999, num acidente aéreo.
Sobre a fama, uma vez Marilyn Monroe disse:
"Um dia a fama e a beleza passarão. E adeus, fama! Eu te tive. Se ela passar, eu sempre saberei que ela era volúvel. Foi algo que experimentei, mas não é a essência do que vivo!"