De "super-herói" da Lava Jato (adulado por 10 em cada 10 comentaristas da mídia hereditária e pelo povão menos informado) a ... réu! Sim! É isso mesmo o que vocês leram, companheiros e companheiras!
O ex-juiz que já foi considerado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal, agora é réu em ação popular por causar supostos prejuízos ao país. A ação está rolando em Brasília.
Moro, claro, se disse inocente e "indignado". Ele e o ex-procurador Deltan Dallagnol afirmam que a Lava Jato recuperou 4 bilhões de reais. Mas... mas... estudos estimam que a operação causou 142 bilhões de reais de prejuízos à economia do Brasil.
Quem assinou a ação é o coordenador do grupo Prerrogativas (formado por juristas), o advogado Marco Aurélio de Carvalho:
"O ex-juiz Sergio Moro manipulou a maior empresa brasileira, a Petrobras, como mero instrumento útil ao acobertamento dos seus interesses pessoais. O distúrbio na Petrobras afetou toda a cadeia produtiva e mercantil brasileira, principalmente o setor de óleo e gás".
O juiz federal Charles Renaud Frazão de Morais bateu o martelo determinando:
"Cite-se o réu".
(com informações da colunista Monica Bergamo)