Berneice e Marilyn
Isso eu descobri na autobiografia do dramaturgo Arthur Miller (1915-2005) que foi casado com Marilyn Monroe (1956 a 1961). Em "Uma Vida", ele escreveu sobre a cunhada. Ela era a meia-irmã (filha da mãe de Marilyn) Berneice Miracle:
"Certo dia, com sol a pino, Marilyn apareceu na casa de campo com sua meia-irmã, Berneice Miracle. (...) Marilyn queria mostrar a Berneice a casa e todas as mudanças que havia feito nela. Levou-a para o andar de cima, depois desceu e saiu para a grama, a fim de contemplar o panorama que se perdia de vista. Servi-lhes chá e as deixei, julgando que ela quisesse ficar a sós com Berneice, uma acanhada moça da Flórida".
Acanhada e discreta. Berneice foi escritora. Mas nunca quis "surfar na onda" da irmã famosa. Ela era 7 anos mais velha que Marilyn e morreu em 2014 aos 94 anos.
Mas como não poderia deixar de ser, em 1994 publicou o livro "Minha irmã Marilyn: Uma lembrança de Marilyn Monroe".
No livro ela fala sobre a doença mental da mãe e como isso influenciou na vida das duas irmãs:
"Compartilhamos a mesma mãe, que cedo em nossas vidas foi diagnosticada como doente mental. Crescemos nos sentindo abandonadas e, embora nos dissessem que éramos bonitas e talentosas, ainda precisávamos de coragem e força".
O que impressiona é a semelhança entre as duas quando Berneice já estava com aproximadamente 80 anos. Provavelmente, Marilyn - que morreu aos 36 anos - teria essa aparência se também ficasse idosa.
,