O jogo é jogado e o gol é narrado. Uma pequena adaptação da frase que atribuem ao saudoso jornalista Juarez "China" Soares: "O jogo é jogado e o lambari é pescado". Fica como uma homenagem... Faço esse prolegômeno pra comentar sobre "o novo jeito" de transmitir futebol no youtube.
A plataforma de vídeos comprou os direitos de transmissão do Paulistão 2022 e está mostrando serviço. Seria cômodo "fazer televisão" no youtube. Repetir uma fórmula batida há muito tempo. Ao contrário disso, apostam num formato mais de "bate papo": Tem, claro, o narrador fazendo o "básico", mas o interesse da transmissão gira em torno de outras três pessoas: Milene "rainha das embaixadinhas" Domingues, Tiago Leifer (que já "virou" o Tiago "Live") e o ex-jogador Dodô ( o "artilheiro dos gols bonitos").
Mas o youtube "descobriu a pólvora"? Não! Apenas faz o que a televisão sempre deveria ter feito: Não ficar descrevendo para o telespectador o que ele (telespectador) já está vendo na tela. Na "TV tradicional", fica aquela "gritaria" de narrador querendo "narrar em cima da bola". Com certeza é herança do rádio (de onde muitos velhos narradores vieram...). Mas o rádio, claro, não tinha as imagens. Aí quem narrava se desdobrava pra "contar o jogo". Hoje, na TV, tem até os lances do VAR que o juiz vê à beira do gramado. Os profissionais do youtube (pelo menos por enquanto...) estão mais preocupados em "conversar" sobre a partida...Deixar que o torcedor veja o jogo "com os próprios olhos".
E a TV aberta vai fazer o quê? Vai ter de se reinventar. Mas se reinventar sem copiar o que se faz no youtube. Se tentar fazer isso, vai dar M. A televisão vai precisar ter "personalidade própria". O "velho homem de imprensa" deverá trabalhar de outro jeito. A era do ficar "se esgoelando" quando sai um gol acabou.
Que eu me lembro...dessa turma "mais experiente", só o Casão tem chance de "sobreviver" nesse novo modelo. Até pelo jeitão/estilo rock'n'roll dele.
Mais: o youtube trabalha com duas opções de áudio. Até fizeram um "tutorial" ontem na transmissão. Tem o áudio "tradicional", esse com narrador, Milene, Tiago e Dodô, e um outro áudio com uma turminha de podcast.
Fica a torcida (literalmente falando...): Que esse novo estilo de transmissão "vingue". Que não se caia no "pecado" de dar um passo atrás e "tentar fazer TV no youtube".
O povo parece que gostou do que está vendo. A audiência de Palmeiras e Corinthians foi impressionante: dois milhões e 700 mil visualizações. Se você levar em conta que dificilmente uma pessoa assiste sozinha a um jogo, dá pra multiplicar esse número por 2 ou 3 pra termos o número de espectadores.