A partir dessa quinta-feira, 17 de março, em Curitiba e em todo o restante do Paraná, o uso da máscara não é mais obrigatório em locais públicos, "ao ar livre". Mas... ainda é preciso usar a máscara contra a covid no transporte público, em terminais de ônibus, em locais de trabalho, no comércio. Quer dizer, em locais fechados.
Ou seja, o uso da máscara deixa de ser obrigatório em ambientes externos. Mas "não usar" não é uma obrigação. O uso passa a ser "opcional", usa quem quer em locais públicos. Se a pessoa não se sentir segura sem a máscara, pode usá-la, sem problema.
Agora em março estão completando 2 anos que a OMS declarou pandemia da covid-19.
Mas a pandemia ainda não acabou. Curitiba, que tem 1 milhão e 700 mil pessoas vacinadas contra o coronavírus, apresentou uma queda acentuada nos testes positivos. Em janeiro eram 51,8%. Em fevereiro, 40,5%. E em março, está em 16,8%. Caiu, mas não acabou...
A APP-Sindicato é contra a liberação do uso de máscara por crianças em ambientes fechados. Para o sindicato dos professores, é um erro desobrigar crianças com até 12 anos de usar máscara em locais fechados.
A APP explica porque o uso da proteção é importante:
"É mais uma decisão temerária na extensa lista de políticas negacionistas adotadas pelo governo Ratinho Jr. Se é verdade que as taxas atuais de letalidade e contágio expressam uma situação menos dramática, medidas preventivas existem justamente para manter a pandemia sob controle e evitar o agravamento do quadro. Flexibilizações arbitrárias podem levar rapidamente à reversão da tendência de melhora.
É vasta a documentação científica que atesta a eficácia das máscaras para conter a disseminação do vírus. Trata-se de uma medida simples e eficaz, em especial em ambientes fechados, mal ventilados e com grande número de pessoas – exatamente a situação das salas de aula do Paraná."