Com o ritmo "devagar quase parando" da vacinação no Brasil (na melhor das hipóteses, o fim da imunização dos grupos prioritários deve ocorrer só no segundo semestre...), uma saída (literalmente falando) pra muita gente que mora no Brasil é....o Uruguai.
E, veja só que beleza: Não é preciso ser profissional de saúde nem pertencer a nenhum grupo prioritário. Mas....tem um porém. É preciso ter dupla cidadania (brasileira e uruguaia), o chamado "doble chapa". Ah, sim! Ter mais de 18 anos. É o que nos informa a BBC News Brasil.
Na terra do ex-presidente José "Pepe" Mujica, a vacinação está indo bem rápida. O objetivo é vacinar cerca de 80% dos 3,5 milhões de moradores até o fim de junho, agora.
Quem tem tomado vacina por lá (além claro, dos locais): Os "doble chapa"; os uruguaios que mora no Brasil (principalmente quem vive na região de fronteira); e os brasileiros que trabalham/moram no Uruguai.
E as autoridades uruguaias têm interesse que, todos que puderem, sejam imunizados na região: é que a pandemia "sem freio" no Brasil (muitos casos de contaminação e de mortes) , preocupa, claro, nossos vizinhos.