quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

LUTO NA POLÍTICA: MORRE ALGACI TÚLIO, VÍTIMA DA COVID-19

    


    A covid-19 fez mais uma vítima na política do Paraná: o ex-vice-prefeito de Curitiba e radialista Algaci Tulio morreu, aos 80 anos, nessa terça-feira, 13. Ele estava entubado há vários dias na UTI do hospital Vita Batel e sofreu uma parada respiratória nessa manhã.
    Algaci foi eleito vereador pela primeira vez em 1982 sendo o mais votado daquela eleição. Também foi deputado estadual por 4 mandatos. Em 1988, foi vice-prefeito de Jaime Lerner, e, em 1998, de Cassio Taniguchi. Assumiu a prefeitura de Curitiba por 29 vezes.
    Segundo reportagem da Gazeta do Povo de 05/07/2012, Túlio anunciou, naquele ano, o fim da carreira política dele, depois de ser considerado suspeito de um esquema de destinação de verbas de publicidade da Câmara a veículos de comunicação ligados a vereadores da época. Ele negou as irregularidades de 8 anos atrás. 
    Mas teria admitido que uma conta publicitária da Câmara de Vereadores havia sido oferecida aos vereadores da "bancada de comunicadores" para fazer anúncios da Câmara em seus programas. Nas palavras do então vereador:
    "A verdade é que existia uma verba para os vereadores que têm meio de comunicação pra publicitar a Câmara".
    A reportagem investigativa sobre o suposto uso irregular de recursos da Câmara foi dos jornalistas:
    Katia Brembatti, Karlos Kohlbach, James Alberti e Gabriel Tabatcheik.
    E publicada na edição do dia 25/04/2012 na "Gazeta do Povo"