quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: JARARACA & RATINHO... O "PERIGO" DA PROXIMIDADE ENTRE SANTA CATARINA E PARANÁ!

    


    No dia em que o governo do Paraná anunciou a prorrogação do "estado de calamidade pública" por mais 6 meses (vence agora em 31 de dezembro) pra enfrentar o coronavírus; e a volta das aulas nas escolas estaduais a partir de 18 de fevereiro de 2021 (deve ser um sistema "híbrido" - parte presencial e parte em videoconferência coma petizada em casa...), veio mais uma péssima notícia sobre a pandemia: O Paraná bateu o recorde de mortes pela covid-19.
    Questões que surgem: O retorno às aulas ainda será.... sem vacina, né? Se o número de infectados (alunos, professores, parentes) aumentar bastante, a culpa vai "cair no colo de quem"? Do secretário de Educação? Ou o governador Ratinho Júnior (PSD) vai"chamar pra si" a responsabilidade? 
    A APP Sindicato (sindicato dos professores) se manifestou com muita preocupação, como era de se esperar:
   "Aprofundaremos os debates com autoridades da área da saúde, com as preocupações de que qualquer retomada que ofereça risco à vida da categoria, dos estudantes e seus familiares será rechaçada.  A APP-Sindicato avaliará o quadro em assembleia convocada para o dia 6 de fevereiro 2021."
    Agora um fato que não tem nada a ver com educação, mas também mexe com a saúde pública. Por enquanto restrito ao norte de Santa Catarina, mas é aqui pertinho, ao lado do Paraná: A região está sofrendo uma "invasão de jararacas". Isso mesmo! É o que me informa o G1 Santa Catarina: ao menos 10 jararacas são capturadas em 15 dias em áreas urbanas de Jaraguá do Sul. Segundo especialistas, o calorão faz com que as serpentes saiam mais vezes em busca de alimentos. Que essas cobras "não resolvam" invadir o Paraná!!!
    Mas não é só em Jaraguá, não! Em Campo Alegre, também no norte catarinense, nessa quarta-feira, um colega nosso, o jornalista Ricardo Willich, dono de um sítio no município, "deu de cara" com uma jararaca na varanda. Não teve dúvida: Ele não matou a cobra...Chamou os bombeiros que levaram a serpente embora.
    Ainda bem - para o Ratinho - que ele é governador do Paraná. Se fosse de Santa Catarina, com tantas jararacas invadindo as cidades, estaria encrencado...

(foto: Ricardo Willich)

Willich fotografou a "dita cuja" na varanda do sítio dele