sábado, 10 de outubro de 2020

A FÁBULA FABULOSA DE ESOPO: "A RAPOSA E AS UVAS" .... A CONJA E O VINHO!

    


    Uma das fábulas mais conhecidas atribuídas a Esopo ( escritor da Grécia antiga) é "A Raposa e as Uvas". A história trata de inveja, cobiça, desgosto: Uma raposa chegou a um parreiral e viu muitas uvas maduras e bonitas. Não tinha como não cobiça-las. Tentou de todo jeito subir na parreira, mas as uvas estavam muito altas e era difícil chegar aos frutos. Tentou, tentou...tentou de todas as formas e não conseguiu. 
    Como ficou frustrada por não chegar às uvas, disparou:
    --- "Essas uvas podem me manchar os dentes; além disso, não quero colhê-las verdes, estão muito azedas."
    E foi embora abanando o rabo felpudo.
    O que essa fábula quer dizer? Que muitas pessoas que não alcançam um objetivo, que não conseguem coisas, procuram demonstrar que não as desejam. Tentam encobrir suas falhas, frustações e incompetências desfazendo de outras pessoas e de situações. Uma intepretação moderna é : "Quem desdenha quer comprar".
    Histórias de pessoas que "desdenham" de cargos e de posições sociais são muito comuns na economia e na política. Um cargo prometido e não entregue...a expectativa frustrada de "promoção".... são situações que podem levar alguém a passar a considerar tudo  o que antes era "maravilhoso" completamente desprezível. 
    E esse sujeito/sujeita que antes idolatrava alguém, agora afirma que o idolatrado é "a pior pessoa do mundo". Tudo o que antes era "divino", passou a ser infernal. Motivo? Cobiça, desgosto, inveja, frustração...
    E a pessoa que "não controla a mão" pra escrever ou "não controla a língua" pra falar, acaba escrevendo demais e dizendo o que não devia. Se isso acontecer na noite de sexta-feira, pior ainda, porque muitas frustações são "descarregadas" no chamado "dia internacional da gandaia."
    E as vezes, essa decepção é "por tabela". Em um casamento, o "conjo" pode não alcançar uma meta. Isso é terrivelmente frustrante pra "conja", que tinha a expectativa de felicidade toda baseada naquela nova condição social que lhe era prometida. Principalmente se a promessa era para o juiz ser mais real do que o rei...
    Aí voam copos, taças, garrafas, celulares e palavrões.
    E bora lembrar, sobre a fabula da Raposa e as Uvas, que....com uva se faz o vinho.
    Moral da história: Beba com moderação.


Não se sabe se Esopo teve uma "conja"