domingo, 26 de janeiro de 2020

LULA: "EDUCAÇÃO NÃO É GASTO. É INVESTIMENTO!"

              

     O ex-presidente concedeu entrevista ao UOL. Veja alguns pontos:

                                                REFORMA TRABALHISTA

    No mundo, de 2008, para cá, tivemos 165 países que fizeram reformas trabalhistas e todas para piorar e tirar direitos. Tudo aquilo que foi conquista depois da revolução de 1917 ou da Segunda Guerra Mundial, os trabalhadores estão perdendo - com raríssimas exceções, como a Alemanha. Mas você percebe que, mesmo na Europa, aumentou a concentração absurda da renda dos mais ricos e a massa salarial caiu. Hoje, nos Estados Unidos, você percebe que tem estado em que é quase proibido sindicalizar.

                                            O PT E A FÉ DO POVO

    povo, quando está desempregado e necessitado, a fé dele aumenta. Eu sou do tempo que a minha mãe colocava um copinho de água em cima da televisão para ver a Ave Maria das seis horas. Essa fé, do povo brasileiro, é muito grande e nós temos que respeitar. E ao invés de sermos do contra, temos que saber como é que a gente lida com esse novo modo de pensar do povo brasileiro. Inclusive de pensar a religião.

                                           É A ELITE QUE APROVA AS LEIS

    O Congresso Nacional tem uma maioria de gente que representa a classe média alta e a elite rural e empresarial e que não querem colocar impostos em herança. Não querem colocar imposto sobre grandes fortunas. Não querem colocar sequer uma tabela de Imposto de Renda em que o pobre pague menos e o rico pague mais. Sãos eles que estão votando, não é o pobre...

                                     QUEM VAI COMER O SEGUNDO BIFE?

    Tenho consciência que fui eleito para governar para todas as pessoas. Para o banqueiro e o bancário, o fazendeiro e o trabalhador rural. O que a pessoa tem que saber é que eu vou governar como um coração de mãe. Aquele que tiver mais necessidade é que vai comer o segundo bife, que vai tomar o segundo copo de leite. Por isso que nós adotamos a política de aumentar o salário mínimo de acordo com o crescimento do PIB e de acordo com a inflação. É por isso que, na crise de 2008, este país governado pelo PT foi o único em que os 20% mais pobres tiveram um crescimento maior do que os 20% mais ricos. Por isso que este país, durante a crise, bancarizou 70 milhões de pessoas.

                                     A IMPRENSA TEM DE RESPEITAR O ELEITOR

    Quando a imprensa mente, ela não está desrespeitando o atingido, ela está desrespeitando o eleitor, o telespectador, o ouvinte, que merece respeito. "Ah, eu sou legal porque o Lula fala mal de mim e o Bolsonaro fala mal de mim." Vai no estádio para ver quantas pessoas gritam, ao mesmo tempo inteiro, "abaixo a Rede Globo, que o povo não é bobo". Eles não agem como jornalismo, agem com interesse político.

                                      A SOLUÇÃO PARA O BRASIL? EDUCAÇÃO!

    O povo brasileiro tem que acreditar que quanto mais a gente investir em educação, quanto mais a gente investir em ciência e tecnologia, mais chance o Brasil tem de melhorar a vida desse povo. Não existe na história da humanidade nem um povo que conseguiu se desenvolver sem educação. Você não discute educação como gasto. Educação é 100% investimento. Você precisa contratar professor, investir em laboratório, mandar gente estudar lá fora... Meu Deus do céu, isso é o elementar. É isso que a gente tem que aprender com os Estados Unidos, com a China, com a Europa. Investir no povo, que a gente colhe o resultado no curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.