sexta-feira, 13 de setembro de 2019

SABIA QUE O PADRÃO DE TECLADO É O MESMO NA MÁQUINA DE ESCREVER, NO COMPUTADOR E NO CELULAR?

    Usar máquina de escrever, "quase" ninguém (pra não dizer ninguém...) mais usa. Hoje digita-se em computador, desktop, laptop, celular... Mas, você sabia que o teclado da máquina de escrever é o "pai" de todos os teclados?
    Explico: a disposição das letras na máquina  de escrever É A MESMA nos computadores e telefones móveis. É o chamado design QWERTY. Você, amigo(a) navegante, perguntaria: "É o nome do inventor?". Respondo: Não. "Qwerty" é um padrão que é a primeira sequência de letras da esquerda para a direita. O criador se chama Christopher Latham Sholes, um inventor norte-americano (1819-1890). Por que ele criou essa sequência de letras fora de qualquer ordem? Simples: Pra diminuir a velocidade da digitação. Com datilógrafos cada vez mais habilidosos, a máquina não acompanharia o ritmo da velocidade do cérebro. Aí os "tipos" (os "bracinhos" com as letras...) travavam, engatavam uns nos outros. Quem já datilografou alguma vez na vida sabe que isso era irritante, era um "ó"...
    Sholes resolveu o problema diminuindo o ritmo da escrita. Sem a ordem alfabética, as pessoas teriam que "pensar mais devagar" e- consequentemente - escrever de forma mais lenta. Mas por que os computadores "herdaram" esse design do teclado? Na década de 40, quando surgiram os primeiros computadores - e as máquinas de datilografia eram muuuito populares - se achou melhor transferir o layout de um equipamento para o outro pra facilitar a adaptação.
    Pra terminar, tem uma curiosidade: Veja que, na segunda linha de letras, tem a sequencia: D,F,G,H, J e K. Quase a sequencia do alfabeto. Mas as letras E e I estão na linha acima. A sequência alfabética correta não existe justamente por causa da intenção de "quebrar" o raciocínio. Veja que o A está bem no canto à esquerda. É pra "dificultar" a vida do "escrevinhador". Ele é "obrigado" a usar o dedo mindinho pra tocar no A.
    Mas, vamos lembrar que as novíssimas gerações nem têm mais esse problema. A moçada já digita usando só os "dedões".


VEJA QUE A SEQUÊNCIA DE LETRAS NA MÁQUINA DE ESCREVER...


NO TECLADO DO COMPUTADOR...



E NO CELULAR, É A MESMA.



CHRISTOPHER SHOLES, O INVENTOR DO PADRÃO QWERTY PARA OS TECLADOS







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.