quinta-feira, 25 de abril de 2019

LULA, A LIBERDADE DE IMPENSA E A ...'IMPRENSA"

"A liberdade de imprensa, apesar de ampla, deve ser conjugado com o direito fundamental de expressão, que tem caráter personalíssimo, cujo exercício se dá apenas nas condições e na extensão desejadas por seu detentor, no caso, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva".
                                                               Ricardo Lewandowski, ministro do STF, ao garantir a exclusividade da "Folha" e do "El País" na entrevista com Lula, nesta sexta-feira, às 10 da manhã, na superintendência da PF em Curitiba.
    
    Bora Pensar! Amigo(a) navegante: os dois jornais foram os únicos que acertaram com a assessoria do ex-presidente, a realização da entrevista. Aí fizeram um pedido á Justiça. Foram 8 meses e pouco (quase uma gestação!) de espera pra conseguir a autorização. Ela veio, via presidente do STF, Dias Toffoli. Mas... aí a superintendência da PF quis transformar a entrevista num "programa de auditório", convidando outros jornalistas - de outros veículos - pra participar da conversa com o petista. 
    Duas coisas bizarras: Dois sites de direita pediram à Justiça, o "direito" de também entrevistar Lula... O ex-presidente dá entrevista só pra quem ele quiser. Ele não é obrigado a conversar com jornalista que ele não quiser.... outra: no meio da tarde, dessa quinta-feira, com o "zum-zum-zum" de que a entrevista viraria uma "coletiva", alguns coleguinhas de outros meios de comunicação, já quiseram "pegar carona" pra ouvirem, também, o que Luis Inácio tem a dizer....
    Pessoas: Só teremos um país ÉTICO se todo mundo defender a ÉTICA. Não adianta a gente cobrar do político, do patrão, do juiz, do policial, se o próprio jornalista age sem ética e quer "furar" seus colegas de profissão. Se a EXCLUSIVIDADE é da "Folha" e do "El País", deixa eles entrevistarem o homem.
    Quer fazer isso também? Ótimo! É um DIREITO de todo jornalista. Mas peça pra assessoria de Lula pra saber com quem ele topa conversar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.