quinta-feira, 25 de abril de 2019

PORTUGAL: 45 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

    Nesse 25 de abril, Portugal celebra os 45 anos do fim da ditadura com a "Revolução dos Cravos". Foram mais de 4 décadas de ditadura. Criado por António Salazar (que morreu em 1968, ao cair de uma cadeira e bater violentamente a cabeça no chão na residência de verão dele em Cascais), o regime de força durou até 1974, quando o sucessor de Salazar, Marcello Caetano, também caiu (mas nesse caso, no sentido político). A revolta contra o governo opressor foi pacífica e teve o apoio de militares de baixa patente.
    Onde Caetano se exilou com o fim da ditadura? No Brasil, claro! Aqui nós tínhamos, na época, uma ditadura militar...Caetano ficou por aqui, virou professor e nunca mais voltou à Portugal.
    O curiosos nessa relação Portugal-Brasil, é que tem muito brasileiro muito mal informado que dizia na época da eleição: "Se o petista Haddad ganhar, vou mudar pra Portugal. Lá é melhor". Nem sabem, esses infelizes pertencentes à família dos equinos, que o governo que está colocando Portugal de novo nos eixos é socialista...


CHICO BUARQUE CANTOU A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS NA MÚSICA  "TANTO MAR".
UMA AULA DE HISTÓRIA COM BELAS IMAGENS. VEJA.


                                                





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.