segunda-feira, 3 de setembro de 2018

AGORA, MAIOR MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO BRASIL FICA EM BELÉM!

    Grande parte da nossa história virou cinza. Nossa memória ficou ainda menor. É o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Um acervo insubstituível foi perdido, como todo mundo já viu. Fica agora, o alerta: se não cuidaram desse museu, que cuidem dos que ainda existem e funcionam com dificuldade.
    É o caso do Museu Emílio Goeldi, em Belém, de mesma importância - ou quase igual - à do Nacional. O Goeldi foi fundado em 1871 e é ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Possui um dos maiores acervos de conhecimento nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia. A instituição tem reconhecimento mundial pelo trabalho que realiza na região.
    Quem foi Emílio Goeldi? Foi um naturalista e zoólogo suíço-alemão que veio ao Brasil, em 1880, pra trabalhar, inicialmente, no MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. Depois, mudou para Belém, onde trabalhou no museu Paraense, mais tarde batizado de Emílio Goeldi.
                                                         
                    MUSEU DO PARÁ TAMBÉM SOFRE COM FALTA DE DINHEIRO

    Com a contenção de gastos em educação, ciência e cultura, feita pelo governo Temer, o Museu Goeldi também sofre com a falta de recursos pra se manter aberto e para seus trabalhos de pesquisa. A situação ficou tão precária que em setembro de 2017, diretores dos 12 maiores museus de história natural do mundo manifestaram apoio ao museu brasileiro através de uma carta na qual lamentam a crise orçamentária da instituição e a AMEAÇA À PRESERVAÇÃO DAS COLEÇÕES CIENTÍFICAS.
    Ou seja, cabe, agora, aos PARAENSES BOTAREM A BOCA NO TROMBONE e se manifestarem pela preservação, pelos cuidados, pelo investimento no Museu Emílio Goeldi.
    Abaixo, fotos da fachada, de uma pequena parte do acervo do museu, e do parque zoobotânico, onde fica o Goeldi.

                                                        

















    







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.