Pois bem, a tese é a seguinte: na "sociedade da informação", duas pessoas só se comunicam "de graça" se uma terceira financiar o sistema. Mas, pra isso, o "financiador" vai (querer) "manipulá-las". É o que acontece hoje, segundo o filósofo "antenado" Jaron Lanier, um dos criadores da realidade virtual.
Os dois casos mais conhecidos de manipulação do povo foram: a votação da saída do Reino Unido da União Europeia e a eleição do Trump. Em resumo, uma consultoria conseguiu o perfil de MUITA gente no facebook e mandou mensagens/propaganda de acordo com os "gostos/conceitos" dessas pessoas. Aí entra o subconsciente e...pimba! Tá colocada na cachola do cidadão o que o cara quer "implantar".
Pra evitar esse tipo de coisa, Lanier defende a tese do "facebook pago". Seria a compra de um serviço como tantos outros da internet. Aí o consumidor ficaria livre dos anúncios. Ele defende que "o que era apenas propaganda virou mudança de comportamento". Ele acha que o erro vem desde o começo da cultura digital: "Se desenvolveu um conceito de que a internet deveria ser de graça."
Jaron Lanier vai lançar, em junho, ainda sem previsão no Brasil, o livro "DEZ ARGUMENTOS PARA DELETAR SUAS CONTAS DE MÍDIA SOCIAL AGORA".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.