O estudo pode ser bacana: cientistas analisaram (por 30 anos!) dados e hábitos de 123 mil pessoas(!) nos Estados Unidos e observaram como a mortalidade pode ser afetada por 5 fatores de vida. Seguindo esses cuidados, a pessoa ganharia 10 anos a mais de vida...
1. Não fumar
2. Baixo Índice de Massa Corporal (de 18,5 a 24,9 kg/cm2).
3. Pelo menos 30 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa.
4. Ingestão moderada de álcool (uma taça/dia para mulheres e duas taças/dia para homens).
5. Dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais. Pobre em carne vermelha, gorduras saturadas e açucar.
O estudo está no UOL. Mas esses especialistas fizeram essa "lista básica" que se "encaixaria" para qualquer pessoa. Mas é uma coisa "fria". Não leva em conta fatores emocionais, por exemplo? Ou: A própria condição física do sujeito. Psicologia, com certeza, deve ter algo a ver com o aumento (ou não) da expectativa de vida. São dúvidas de um leigo, mas acredito que tenham algum fundamento.
Mas o que chamou MUITO a atenção foram os comentários dos leitores. Bem REALISTAS. Vejam alguns...
1. "To com 50! e vivi o bastante pra saber que não vale a pena viver tanto...principalmente se vc vive no Rio de Janeiro com eu....vou continuar a beber e a comer de tudo."
2. "Qual a necessidade de ganhar mais 10 anos de vida em um mundo como o nosso?"
3. "A única coisa que peço a Deus é morrer sem dar trabalho. Um ataque fulminante, e tchau!"
4. "Tá de brincadeira...mais cedo ou mais tarde. Uma hora vai...se for é melhor ir sem frescuras, comer frutas com agrotóxicos ou carne de "animal morto" como disse ai...Todo mundo vai...kkkk sem chance."
5. "O Jornalismo anda parecendo rede social de gente feliz. Fora dessa bolha de realização pessoal, muitos lamentam seus fracassos e vão viver "uma década a menos". Parece que ninguém se importa com essas pessoas. Se eu chegar aos 41 terá sido milagre."
6. "GOSTO MUITO DE FRUTAS, PIPOCA, AMENDOIM E CASTANHAS, PORÉM NÃO ABRO MÃO DO CHURRASCO, NAS DUAS SITUAÇÕES VOU MORRER DO MESMO JEITO."
7. "Vinho é caro...eu prefiro cachaça...será que pode trocar ?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.