O país fez parte da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O Turcomenistão proclamou independência em 27 de outubro de 1991. Mas é considerado um dos países mais fechados do mundo. O sistema é presidencialista. Existe também, segundo organismos internacionais e a imprensa, grande perseguição religiosa a quem não é muçulmano: 90% dos habitantes são muçulmanos.
O controle social é muito grande. A internet é vigiada. Segundo uma reportagem da BBC Brasil de 2014, toda atividade online é monitorada. A maioria das redes sociais é bloqueada. Exemplos desse "rigor" contra a liberdade de expressão: segundo a BBC Brasil, pra comprar um chip ou mesmo usar um computador num cybercafé, é necessário fazer um cadastro e mostrar o passaporte!
Pra terminar, a expectativa de vida: apenas 62 anos!
Bom, aqui ficam, diplomaticamente, as boas-vindas a quem acessou o Bora Pensar lá do Turcomenistão. Se for do governo, por favor, fica o apelo: vamos democratizar o país e as comunicações de vocês! Se for alguém que "furou o bloqueio" da repressão, parabéns pela coragem! Vida longa! E contamos com novos contatos!!!
ASJABAD, A CAPITAL DO TURCOMENISTÃO
DÁ PRA VER QUE O PAÍS TEM "FRONTEIRAS EXPLOSIVAS"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.