terça-feira, 5 de dezembro de 2017

CURITIBA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM VOTAÇÃO...A EDUCAÇÃO INFANTIL A PERIGO!

    Abaixo, o SISMUC (Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba) explica o que está em jogo - e que problemas pode trazer à educação infantil - a aprovação do "redimensionamento" nos CMEI's.
Nesta quarta-feira(06), a partir das 8h30, acontecerá a votação da Deliberação nº 01/2016, do Conselho Municipal de Educação(CME) que diz respeito ao redimensionamento nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei's). A proposta - que entra para votação dos 15 conselheiros - aumenta o número de crianças por turma e provoca a redução de profissionais que atuam nos equipamentos. O Sismuc convoca a comunidade escolar para estar presente na sede do CME para impedir que essa medida seja aprovada. O CME fica na rua Dr. Roberto Barroso, 630, Bom Retiro.

Para a coordenadora de Comunicação do Sismuc, Soraya Zgoda, é importante mobilizar pais, mães, funcionários e professores da educação infantil para impedir que os Cmei’s se transformem em depósitos de crianças. “O que a comunidade escolar precisa entender é que não podemos ser prejudicados pela gestão de Rafael Greca. O prefeito quer nos enganar quando tenta nos passar a ideia de que vai ampliar as vagas para a educação infantil. Isso é uma mentira. O que a gestão quer fazer é encher os Cmei’s de crianças e reduzir o número de profissionais. Também quer que os 14 novos equipamentos funcionem sem a qualidade pedagógica necessária para a aprendizagem das crianças”, pontua Soraya.

Formação técnica inferior
Além de aumentar o número de crianças por sala e reduzir o número dos profissionais, a proposta da prefeitura, encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação(SME) para votação dos conselheiros dos CME, é reduzir o nível de escolaridade necessária para o atendimento dos estudantes. “Querem nos transformar em auxiliares, ou seja, sem a formação mínima já exigida que é a formação em magistério(nível médio). Não podemos aceitar um projeto que, em relação à nossa  formação profissional, vai contra a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil (LDB), o Plano Municipal de Educação em Curitiba(PME) e as deliberações das conferências de educação”, acrescenta Soraya.

Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, o Sismuc convoca a comunidade escolar para impedir esse retrocesso. A mudança, prevista no plano de governo de Rafael Greca, precariza a Educação Infantil, pois inferioriza as condições de trabalho dos professores, prejudica o aprendizado dos alunos e reduz a contratação de profissionais. 

Agenda
Mobilização contra o redimensionamento
6 de dezembro | 8h | Conselho Municipal de Educação(CME) | Dr. Roberto Barroso, 630, Bom Retiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.