sexta-feira, 3 de novembro de 2017

NA UNIVERSIDADE DAS REDES SOCIAIS, O BRASILEIRO TEM UMA "FORMAÇÃO COMPLETA"

    A cada dia, mais e mais brasileiros são formados pela "Universidade Facebook". A rede social forma "especialistas" em diversas áreas. Veja algumas:
    TÉCNICO DE FUTEBOL >>>  Primeiro eramos 90 milhões de técnicos (na Copa de 70..."90 milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração!")....depois, 100 milhões....150 milhões....hoje somos mais de 200 milhões de "professores"! Sabemos mais do que os treinadores, "contratamos" e "demitimos" técnicos e jogadores, determinamos táticas de jogos, escalamos times. 
    CIENTISTA POLÍTICO >>> Na ""Universidade Facebook", fizemos um curso de Ciência Política. Mesmo sem nenhum estudo sério, sem nenhum preparo, damos opiniões "abalizadas", fazemos "análises".Também fazemos comentários de pesquisas eleitorais, sem termos nenhuma base científica. E sem precisar conhecer direito nem a história do Brasil...
    ADVOGADO >>> Esse curso rápido de Direito nos permite "acusar", "condenar" ou "absolver"qualquer pessoa. Com muito "conhecimento" jurídico, sabemos que crime alguém cometeu; que determinada pessoa é culpada, que pena ela deve pegar...
    ECONOMISTA >>> Está aí uma formação das mais disputadas. O brasileiro consegue, facilmente, dizer como acabar com a inflação, elabora planos econômicos, sabe como baixar taxas de juros e determinar a cotação do real em relação ao dólar.
    DIPLOMATA >>> Temos sólidos conhecimentos de política internacional para "determinar" com quem o Brasil deve ter relações diplomáticas e com quem o país pode fazer acordos comerciais. Ainda: nossa formação humana é muito boa, isso nos permite opinar quem deve/ou não deve migrar para o Brasil.
    MÉDICO >>> As redes sociais "nos ensinaram" como "diagnosticar" uma doença...qual remédio tomar...se a pessoa "deve ou não deve" procurar um profissional que dedica a vida dele ao estudo da Medicina.
   FILÓSOFO DE BAR >>> Por fim, há uma "formação global", na qual a pessoa aprende "um pouquinho" de cada profissão e se sente capacitada a dar opinião sobre QUALQUER assunto. Aí cabe bem a definição dada pelo escritor e filósofo Umberto Eco: "As redes sociais dão direito à palavra a uma legião de imbecis que antes falavam apenas em um bar depois de uma taça de vinho sem prejudicar a coletividade".

                                                                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.