domingo, 1 de outubro de 2017

POR QUE LULA LIDERA PRA PRESIDENTE: É FÁCIL DE ENTENDER!

    Lula lidera a corrida presidencial com 35 % das intenções de voto. Jair Bolsonaro está em segundo com 17% e , em terceiro, Marina Silva com 14%. O ex-presidente TEM MAIS QUE O DOBRO das intenções de voto do segundo colocado.
    Vou fazer, aqui, uma reflexão sobre o motivo dessa disparada do petista. Não precisa nem entrar em estudos científicos/técnicos/antropológicos pra entender o que classifico como "fenômeno Lula". Esqueça as teses acadêmicas. Vamos aos fatos. O cidadão, claro, não gosta de toda bandalheira que ele vê na política. Mas, na hora de decidir em quem ele pretende votar, pensa:

1. No governo Lula,  minha vida melhorou. Obs: pra quem quer estatística...o salário mínimo no fim do governo FHC era de 200 reais. No fim do governo Lula, 510 reais.

2. Quando o petista era presidente, pude viajar de avião. Pra você, que tem uma condição de vida abastada, isso é normal. Mas para um nordestino pobre que vai visitar a família no sul - ou que mora no sul e vai visitar a família no nordeste, isso fez uma diferença danada. Em vez de ficar muitas horas sacolejando num busão, em poucas horas ele estava no destino. Aviões viraram "ônibus  no céu".

3. Pude estudar. Quantos brasileiros puderam concluir os estudos, fazer a tão sonhada universidade. Conquistar um diploma. Estatística....dados do MEC: com Lula no poder, o governo federal triplicou o orçamento destinado à educação, saltando de 17,4 bilhões de reais em 2003 para 51 bilhões de reais em 2010.

4.  Lula presidente, comprei meu carro zero. Lembra como tinha carro velho rodando nas ruas/estradas? Isso acabou. Lembra que, nesse período, as concessionárias faziam feirões, todo sábado, no pátio dos supermercados, pra vender carro zero "popular"? O carro novo ficou mais acessível para o povo. Cadê os feirões?

5. Como diz a tradicional, conservadora e de direita imprensa brasileira:"Ah, o sonho da casa própria!" Com Luis Inácio no Palácio do Planalto, começou um programa considerado pela ONU (eu disse Organização das Nações Unidas), "exemplo para o mundo": é o "Minha Casa, Minha Vida". 

    Além de tudo isso, ainda dá pra lembrar que, no governo Lula:

a) O PIB teve um crescimento médio anual de 4 %. O índice é quase o dobro do período de 1981 a 2002. Pegando aí os governos Militar, Sarney, Collor, Itamar e FHC (dois mandatos).

b) A redistribuição de renda (pobre ganhando mais) foi notada em 2 setores importantes da economia...o trabalhador começou a comprar mais. Alta no consumo gerou mais investimentos no comércio e na indústria e, consequentemente, gerando mais empregos.

c) Houve redução de 43% no número de pobres (pessoas com renda per capita inferior a 140 reais por mês).

    Resultado: Lula deixou o governo com 83% de aprovação popular. a MAIOR da história. De cada 100 brasileiros, 83 consideraram a administração dele ótima. Provavelmente, você está entre eles.

                                                                       

                                                                





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.