segunda-feira, 31 de julho de 2017

CINEMA DE LUTO: MORREU JEANNE MOREAU

    O cinema francês perdeu uma de suas maiores estrelas: morreu nessa segunda-feira, aos 89 anos, em Paris, Jeanne Moreau. Ela trabalhou com grandes cineastas: François Truffaut, Louis Malle, Wim Wenders, Orson Welles e Michelangelo Antonioni, entre outros. O penúltimo filme da atriz foi com o diretor português Manoel de Oliveira na produção "O Gebo e a Sombra", de 2012.
    Prêmios que Jeanne ganhou: César de melhor atriz (é o "Oscar" francês) em 1992; César honorário em 1995 e 2008; melhor atriz em Cannes em 1960; Urso de Ouro honorário no Festival de Berlim em 2000; Leão de Ouro Prêmio de Honra no Festival de Veneza em 1992.
    Se tem um filme que eu possa sugerir pra quem não conhece o trabalho de Moreau, é "Jules et Jim", dirigido por François Truffaut. É uma produção de 1961. A atriz faz o papel de uma boêmia que, ao lado de dois amigos (Henri Serre) e Jules (Oskar Werner) vivem um trio inseparável. Enquanto o mundo sofre a ansiedade do começo da Primeira Grande Guerra, os boêmios querem aproveitar a vida ao máximo.

                                                                   

Confira o talento de Jeanne Moreau como cantora num trechinho de "Jules e Jim"



                     (fonte: YouTube)



                                                     


                                                                









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.