Mas de onde veio o dinheiro que "bancou" esse "milagre econômico"? De um passe de mágica? De um "pó de pirlimpimpim"? Um estudo do especialista em Previdência, Renato Follador, mostra que a reforma retirou da ParanaPrevidência algo em torno de 3 bilhões e 800 milhões de reais. O que aconteceu?
Segundo Follador, houve a transferência do Fundo Financeiro para o Previdenciário, de 33.500 servidores com idade acima de 73 anos em 2015, quando a mudança foi aprovada. Com isso, o governo deixou de depositar na Previdência o dinheiro correspondente a esses funcionários. Tem mais: passou a retirar cerca de 145 milhões de reais, todo mês, da ParanaPrevidência.
Com isso, está acontecendo a descapitalização do caixa da previdência dos servidores estaduais. Segundo Follador, em abril de 2015, a Previdência do Paraná tinha 8 bilhões de patrimônio. Em março desse ano, o "montante" caiu para 7,2 bilhões. Se levarmos em conta a rentabilidade das aplicações desses recursos, o saldo atual seria de aproximadamente 11 bilhões de reais.
Em nota, a ParanaPrevidência afirma que o caixa do órgão é de 7,9 bilhões de reais, porque a nova lei "visa assegurar não só o equilíbrio atuarial, nas também o equilíbrio financeiro do sistema previdenciário estadual". Também garantiu que os pagamentos de benefícios estão assegurados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.