segunda-feira, 20 de março de 2017

LERNER E AS SOLUÇÕES PARA AS CIDADES

    O urbanista, arquiteto, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, afirmou em entrevista à BBC Brasil que o brasileiro admira as cidades europeias, mas não reproduz as soluções aqui. E por que isso acontece? Segundo Lerner, porque muitas os brasileiros não aceitam com facilidade, idéias que passam pelo uso de transporte público e de bicicleta, e convivência entre populações de diferentes realidades socioeconômicas numa mesma região.
    Leia 2 trechos em que ele fala de Curitiba.

BBC Brasil - Curitiba já foi considerada uma cidade-modelo, a mais verde do planeta. Olhando em retrospecto, o que não foi feito para que esses reconhecimentos fossem mantidos?Jaime Lerner - O que acontecia em Curitiba era um compromisso de inovação constante - no transporte público, meio ambiente, todas as áreas. E quando se para de inovar, as coisas decaem um pouco. Mas não é grave, pode ser retomado - a qualidade de vida que existia aqui pode ser retomada.
BBC Brasil - Em Curitiba, que parte teve a educação para que seu conceito de cidade fosse considerado o desejado pela maioria? Houve campanhas de reciclagem e personagens criados pela prefeitura para incentivar crianças a mudar o comportamento sobre o meio ambiente, por exemplo.
Lerner - Sempre tive atenção muito grande em ensinar as cidades para as crianças - porque se elas entenderem as cidades, irão respeitar mais. Mas tem que ter conceito. A concepção é o mais importante e tive a sorte de ter uma equipe de jovens profissionais - arquitetos, técnicos, engenheiros ,- gente que não tinha medo de começar uma ideia. E surgiram tantas ideias - como a da reciclagem do lixo, que foi um sucesso.
Hoje tenho certeza ao dizer que a resposta está na cidade quando se fala em sustentabilidade. Não adianta a gente criar grandes acordos entre vários países do mundo, que têm políticas e maneiras de usar a energia muito distintas - não dá para tentar igualar problemas da Índia com os dos Estados Unidos.
Mas na cidade podemos resolver. Se todos nas cidades usassem menos o automóvel, separassem o lixo, e morassem mais perto do trabalho, o problema de sustentabilidade e de qualidade de vida já estaria resolvido. É na cidade que podemos dar uma resposta mais rápida e melhor, conscientizando todas as pessoas.
                                                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.