Pra "ser jornalista", acho que você precisa ser, antes de tudo, uma pessoa curiosa. Curioso em todas as áreas, em procurar saber como tudo funciona...precisa gostar de pessoas, de conviver com elas, ou seja, o básico: gostar de se comunicar. A partir daí, tem outros "requisitos" que são importantes, na minha opinião: LER....ler muito. Pelo menos conhecer o mínimo da literatura clássica mundial e do Brasil. Não sei se hoje nas faculdades, os estudantes também vão a fundo em filosofia, mas na minha época de universidade, a gente lia, não por obrigação, mas por prazer, mesmo, os grandes pensadores.
Jornalista também precisa gostar de história. Como é que ele vai fazer, muitas vezes, uma reportagem se não souber o "contexto" daquele fato. E não é só a história no sentido acadêmico de quem descobriu a América e o que foi o Tratado de Tordesilhas: é a história contemporânea... a história que a gente vê acontecendo no dia a dia.
Saber escrever também é "artigo de sobrevivência" na vida profissional. Texto claro, direto, simples mas com conteúdo. Uma dica: leia bastante poesia. A poesia ajuda MUITO principalmente quem for escrever para a televisão, por causa da natureza do texto poético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.