segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Bora Pensar
Olá…estamos chegando…na atividade…pra falar da importância de PENSAR…tem muita gente que liga o “piloto automático” e não pensa…não discute…
Nesse blog vamos PENSAR MUITO sobre política, economia, educação, saúde, cinema, futebol…
E também PENSAR MUITO - e falar muito - sobre o jornalismo e os bastidores da notícia…
O princípio desse blog é a liberdade: de pensamento, de opinião e de expressão.
………………………
O ANO QUE NÃO TERMINOU
Dizem que o ano só começa depois do carnaval. Sendo assim, 2017 vai demorar pra começar: a folia só vai ser no fim de fevereiro, dia 28. E 2016, um ano complicado pra muita gente, vai se arrastando…insistindo em não acabar. Complicado, aliás, é pouco…tivemos o impeachment da presidente da República - seja contra ou seja a favor - sempre é um episódio traumático pra qualquer país….e nesse caso, foi afastada uma pessoa que não cometeu nenhum crime. Ela não é ré em nenhuma ação. Nada ilegal se provou contra a presidente. O que se discute agora, é se a chapa Dilma/Temer pode vir a ser cassada por problemas na prestação de conta da campanha. Nesse caso, Temer seria também afastado e uma eleição indireta seria convocada em 2017.O presidente que “herdou” o cargo de Dilma, faz de conta que não é com ele e que a conta da eleição é coisa do PMDB e que “estaria tudo certo”. Pelo certo ou pelo errado, o fato é que todo mundo tá sentindo na pele a administração incompetente da economia…e não dá mais pra culpar a presidente que foi retirada do cargo: a atual equipe econômica  já está há um bom tempo no poder. Tempo pra “consertar” o que a administração anterior fez de errado no dia-a-dia da economia…E se alguém tem esperança de um “ano melhor”, 2017 pode ser que nem seja notado na política. Tirando o fato importantíssimo da possível cassação da chapa Dilma/Temer, a atenção dos políticos já está voltada pro ano que vem: Lula já se coloca como candidato em…2018! Nessa quarta-feira (11), ele fez um discurso em Salvador: “se preparem,porque, se for necessário, vou ser candidato outra vez. Não para disputar, mas para ganhar e recuperar a autoestima desse país, a economia, a credibilidade.” Se prepare, porque poderemos pular de 2016 direto pra 2018. Bora Pensar?
……………………………
O DIA EM QUE BETO ACERTOU!
Ninguém forma uma equipe pra errar nem pra perder, não é mesmo? Seja no futebol ou na política…mas, claro, perder faz “parte do jogo”… no caso do Paraná (o estado, não o time…) a Administração deu muita bola fora, mas considero que o governador Carlos Alberto acertou em duas escolhas: a diretora do Procon, CLAUDIA SILVANO e o diretor da Secretaria de Saúde, SEZIFREDO PAZ. A Claudia é uma das advogadas que mais entendem de direito do consumidor no país! A ela devemos muito no sentido que colocou vários empresários do comércio “nos trilhos”, fazendo valer a lei em defesa da população. Quanto ao Sezifredo , é um profissional competente na área de saúde. E sempre enfrentou muitos desafios: sejam as seguidas campanhas de educação do povo, seja a falta de recursos, uma vergonha no nosso país! Além disso, devo registrar que Claudia e Sezifredo sempre atenderam a imprensa de forma educada, solicita. Em 8 anos de governo, esses 2 acertos na equipe tá de bom tamanho, né, Beto? Bora Pensar?
………………………
PIPOCA NA SALA ESCURA
Esqueça a entrega do “Globo de Ouro”, quem ganhou, quem perdeu. Justiças?Injustiças? Quero falar aqui sobre um filme que vi esses dias. Ele tá naquela classificação: ou ame…ou odeie! Boa parte da imprensa “detonou” a película…alguns gostaram. Trata-se de “PASSAGEIROS”,filme de ficção científica dirigido por Morten Tyldum e estrelado pelo casal (mais desejado/querido) do momento em Hollywood: Jennifer Lawrence e Chris Pratt. Resumão: espaçonave com aproximadamente 5 mil pessoas viaja da Terra para colonizar um planeta distante.As pessoas viajam dormindo num sono induzido porque o trajeto dura 120 anos. Elas só devem despertar 4 meses antes da chegada. Mas devido a um problema na nave, um passageiro (Pratt) desperta faltando 90 anos pro fim da viagem e ele não consegue voltar a dormir. Lawrence também desperta e eles vivem o verdadeiro “Titanic do espaço”: casal apaixonado que busca uma forma de sobreviver numa nave “batendo pino”. Falo como quem gosta muito de cinema e não como crítico, que não sou: Acho que o Rubens Ewald Filho fez uma crítica correta. Pra ele, é o caso de “cinema apenas pra divertir. E só!”  Hollywood se permite muito a isso…e quase só a isso! Não dá pra esperar que seja um filme pra pensar…uma produção tipo “2001, uma odisséia no espaço”…aquilo é genialidade pura do diretor Stanley Kubrick: a origem, a evolução e a morte do ser humano.Pessoal, “Passageiros” é só pra comer um pacote gigante de pipoca e beber decalitros de refrigerante. Bora Pensar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.