sábado, 21 de janeiro de 2017

A TV ABERTA VAI ACABAR?

    Dúvida de dez entre dez profissionais que trabalham  na TV aberta: "será que a televisão aberta vai acabar? Terei que fazer outra coisa?".  Não quero dar uma de bidu, mas acho que não acaba. As pessoas perguntam: "mas a internet, os sites de notícias não vão ocupar o lugar da TV?".  Muitos "teóricos" afirmam isso. Com certeza são pessoas que nunca passaram nem em frente à uma emissora de TV ou estão entre aqueles que não tem certeza, mas que "torcem" pra TV acabar apenas porque não gostam dela.
    Acredito que a internet não vai acabar com a TV, assim como o rádio não acabou com a TV e a TV não acabou com o cinema. Mudanças já estão acontecendo com a TV, como também aconteceram com o cinema:  As salas de exibição ficaram mais confortáveis. Na produção, melhoraram o som e a imagem. Os equipamentos são cada vez mais modernos. Com a "telinha" está acontecendo a mesma coisa. Aparelhos que evoluem ano a ano, a qualidade de imagem está mais "natural" a cada nova geração de  monitores. E os preços estão caindo.
    Outro argumento no qual eu aposto: enquanto o Brasil for um PAÍS POBRE- e muita gente não tiver condições de pagar uma assinatura de TV a cabo - a TV aberta não tem com que se preocupar. Toda essa população vai continuar assistindo o que é de graça.
    TV aberta no Brasil só acaba por incompetência dos patrões ou dos executivos que trabalham com eles. Ou os dois casos somados.
    E qual o futuro da TV aberta? Veja o que diz o Boni - José Bonifácio de Oliveira Sobrinho - no "Livro do Boni": "O caminho da TV aberta, a meu ver, será, prioritariamente, o da  notícia imediata, ao vivo, substituindo os telejornais burocráticos para os quais ainda são guardadas as informações que já deviam ter sido transmitidas no ato. O esporte, direto, ganhará mais espaço (...) a televisão aberta no Brasil terá sobrevida graças ao seu produto particular que, mesmo em menor escala, continuará a ser consumido: a novela".
    Pra quem não sabe, o Boni e o Walter Clark foram os criadores do "padrão Globo". Dá pra dizer que eles criaram a tv de qualidade no país.
    E vamos lembrar que ninguém é "dono" de emissora de TV no Brasil. Televisão é concessão pública. Ou seja, o governo "concede" a alguém o direito de explorar esse negócio. Direito que precisa ser renovado de tempos em tempos.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.